Alguém já comentou com você sobre o processo de desbancarização ou você já ouviu esse termo em algum lugar? Se a sua resposta foi não, saiba que essa é uma tendência que tem causado muito interesse, principalmente entre os jovens, por causa das vantagens e a possibilidade de inclusão financeira.
Com as pessoas cada vez mais conectadas, é natural que se procurem facilidades também nos serviços bancários, seja para acessar a conta, para realizar transações ou fazer pagamentos. Todos esses recursos, porém, não são necessariamente oferecidos pelos bancos ou sofrem cobranças de altas taxas, o que faz com que muitos optem pela desbancarização.
Para ajudar a entender melhor o que é a desbancarização e o processo de inclusão financeira, no texto de hoje, vamos falar sobre o assunto e mostrar as vantagens de uma conta digital. Se quiser saber mais sobre o tema, continue a leitura e fique por dentro!
O que é o processo de desbancarização?
A desbancarização é a não utilização de bancos e/ou instituições financeiras para a realização de transações financeiras. Por causa das burocracias, exigências, taxas e condições para a abertura e manutenção de uma conta, a desbancarização, certamente, tem sido opção para as pessoas que buscam por serviços mais práticos, acessíveis e seguros.
Uma solução encontrada por pessoas com esse perfil são as contas digitais, oferecidas por fintechs: empresas que trabalham com tecnologia financeira. Com acesso mais democrático e diversos serviços oferecidos gratuitamente, essa modalidade tem chamado a atenção de consumidores que buscam seus benefícios e facilidade.
Existem diversas opções disponíveis no mercado. Por isso, o ideal é pesquisar e encontrar uma empresa que seja confiável e ofereça serviços diferenciados para atender às suas necessidades, com tecnologia totalmente segura.
Como a desbancarização contribui para a inclusão financeira?
O uso de contas digitais teve um crescimento significativo nos últimos anos, o que estimula a competitividade no mercado e traz benefícios para o consumidor. O resultado aponta para o aumento da confiança na utilização desse tipo de conta e ganho de credibilidade à medida que a familiaridade do grande público sobe.
No Brasil, o cenário é de potencial crescimento, já que aproximadamente 50% da população economicamente ativa é desbancarizada. O total é de 60 milhões de pessoas nessa condição, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com um número tão grande de pessoas que não têm acesso aos serviços dos chamados bancos tradicionais, o trabalho das fintechs, com a disponibilização de contas digitais, promove um processo de inclusão financeira, em que pessoas de diferentes classes sociais, perfis econômicos e hábitos de consumo optam por realizar movimentações bancárias totalmente online, de maneira simples e com apenas alguns cliques no smartphone. Legal, né?
Quais as vantagens da conta digital e desbancarização?
Acessibilidade
O acesso às contas digitais é feito por meio de um app, disponível para celulares Android e iOS e permite que o usuário faça recargas de dinheiro na conta, adquira um cartão pré-pago de crédito, faça pagamentos, transferências, gere boletos, faça cobranças e acompanhe saldo, entre outros.
Qualquer pessoa pode ter uma conta digital; basta se cadastrar gratuitamente, após baixar o aplicativo no smartphone.
Para baixar e utilizar o app, é preciso somente estar conectado à internet, fixa ou móvel, ou seja, é possível acessá-lo a qualquer momento e lugar, com rapidez e praticidade.
Redução de custos
Ter uma conta em banco exige o pagamento de várias taxas, principalmente, se o titular desejar fazer uso do pacote de serviços que vá além do básico oferecido pela instituição. Muitas pessoas, inclusive, nem sabem que existe a possibilidade de ter uma conta com baixo custo e acabam pagando automaticamente, taxas e tarifas, que poderiam ser isentas ou menores. 😔
Em uma conta digital isso não acontece, já que a maioria dos serviços são gratuitos, e mesmo os que são cobrados, como é o caso de serviços oferecidos por parceiros, há custos menores do que os apresentados pelos grandes bancos.
Todas as taxas cobradas serão informadas para você, o que reforça o sentimento de confiança.
Facilidade de uso do cartão pré-pago
Quando o cliente abre sua conta digital, ele pode ter acesso a um cartão pré-pago. Ao inserir crédito nesse cartão, poderá fazer uso desse dinheiro ao longo do mês. O funcionamento é semelhante a uma recarga de celular, mas, nesse caso, é um cartão de crédito.
Uma vez recarregado, você vai poder usar-lo facilmente, como se fosse um cartão de débito.
Mas há contas, em que o processo é mais simples e não necessita que seja feito nenhum carregamento; basta ter saldo suficiente para utilizar o cartão, pois toda transação é debitada automaticamente da conta. Mas cuidado, antes de utilizar, vale consultar o saldo para saber o quanto pode gastar. Isso, inclusive, incentiva a um maior controle de gastos.
Não precisa de comprovação de renda
Você não precisa comprovar renda para abrir uma conta digital. Também não é exigido que o cliente tenha o nome limpo, ou seja, é acessível até mesmo para quem tem o nome negativado.
Pais que desejam, podem solicitar um cartão pré-pago para seus filhos, desde que esteja vinculado ao responsável. É uma excelente maneira de orientar e estimular desde cedo um padrão responsável de consumo e uma boa relação com o dinheiro.
Como ter acesso a uma conta digital?
Para ter acesso a uma conta digital, é preciso pesquisar no mercado e encontrar uma empresa confiável. Em seguida é só baixar o app em seu celular e preencher os dados solicitados corretamente.
Pronto! Sua conta está criada e você já poderá se beneficiar de todos os recursos e serviços prestados. Recomendamos a leitura com atenção de todas as condições, cláusulas e taxas cobradas, a fim de saber exatamente quais são as possibilidades oferecidas pela empresa. Quanto mais informação o consumidor tiver, melhor será a escolha.
Agora que você já sabe como funciona a desbancarização e como ela contribui para a inclusão financeira, pode também se beneficiar de todas as facilidades que essa modalidade de conta oferece. Na hora de escolher a melhor opção, no entanto, o recomendável é optar somente por empresas confiáveis, ok?
Para saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo e entenda como funciona um app para inclusão financeira.