Mobile banking: como oferecer essa solução para seus clientes

Mobile banking: como oferecer essa solução para seus clientes

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O  mobile banking é uma solução tecnológica que invadiu o nosso dia a dia, facilitando as mais diversas transações financeiras que, no passado, somente eram realizadas nas sedes das instituições bancárias. 

Ao trazer mais comodidade, agilidade e a possibilidade de fazer diferentes operações na palma da mão e a qualquer hora, essa modalidade de transações tem ganhando cada dia mais adeptos. 

Isso é o que revela uma pesquisa realizada pela Febraban de Tecnologia Bancária 2020, em parceria com a Deloitte. 

Segundo o levantamento, as operações por meio de mobile tiveram um aumento de 19% no volume de operações em 2019, tornando-se um dos principais canais para as atividades bancárias. 

Quer entender melhor do que se trata essa tecnologia, os impactos causados na economia e como oferecer essa solução para os seus clientes? Então, continue lendo esse artigo!

O que é mobile banking?

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Mobile banking é a oferta de serviços financeiros diretamente por aplicativos que, por sua vez, podem ser baixados em dispositivos móveis, como celulares, relógios tecnológicos, tablets, entre outros. 

Por meio de um dispositivo móvel, o usuário pode realizar as mais diferentes transações financeiras, como:

  • pagamento, 
  • recebimento, 
  • transferência, 
  • consulta a saldos e extratos, 
  • aplicações.

Entre outros, sendo bem semelhante a internet banking.

Com esses recursos disponíveis no seu celular ou outro dispositivo, o usuário não precisa ir mais à agência para fazer suas transações financeiras, podendo, inclusive, realizá-las a qualquer hora ou dia da semana.

Um panorama sobre mobile bank no Brasil

Esse novo jeito de realizar transações financeiras mudou e ainda continua alterando a maneira como as pessoas lidam com as instituições bancárias. 

Com o acesso à internet muito mais facilitado e com os avanços tecnológicos, novas empresas de tecnologia, chamadas de fintechs financeiras, estão trazendo recursos ainda mais avançados e novos produtos para o mobile banking. 

Outro dado interessante que sustenta o aumento do uso de banco pelo celular é a pesquisa feita pela Febraban, que revela que os bancos digitais e também os tradicionais estão investindo alto em tecnologia.

O levantamento registra que os investimentos de bancos com tecnologia tiveram um aumento de 48% em 2019, passando de R$ 5,8 bilhões para R$ 8,6 bilhões.

Para os próximos anos, com a regulamentação das fintechs e a adoção de novos serviços como open banking e também o pix, a expectativa é que novos serviços sejam disponibilizados no mercado. 

Mobile banking e comportamento do consumidor

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Tanto o mobile banking e internet banking vieram para facilitar a vida do consumidor, garantindo acesso facilitado às operações financeiras. 

A utilização dos aplicativos de bancos está diretamente associada aos avanços tecnológicos e digitais, principalmente, no que se refere aos dispositivos móveis.

Hoje em dia, os consumidores buscam cada vez mais praticidade, agilidade e comodidade para as mais diversas operações, principalmente, quando o assunto são compras e também transações financeiras. 

Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços revelou que entre os usuários de cartão, 75% preferem fazer suas compras online pelo celular. 

Inclusive,  6 a cada 10 transações bancárias são feitas por meios digitais, segundo dados da Febraban

Saiba as principais vantagens do mobile banking

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Além de entender o que é mobile banking, é preciso ter conhecimento das principais vantagens ao oferecer essa solução aos seus clientes. 

Sem dúvida, a comodidade é um dos grandes benefícios dessa solução, visto que os consumidores podem realizar suas transações sem sair de casa, garantindo ainda mais autonomia e otimizando tempo. 

Outra vantagem é a possibilidade de ter um acesso ainda mais facilitado aos mais diversos serviços e produtos bancários diretamente pelo dispositivo móvel e o melhor: sem horário para realizar as operações, já que os aplicativos estão disponíveis 24 horas por dia

Além disso, por meio do mobile banking, os usuários conseguem ter um controle maior da vida financeira, uma vez que tem acesso aos extratos em tempo real. 

Os 3 principais desafios do mobile banking para os bancos

Mesmo sendo uma realidade e um recurso já usado por boa parte dos brasileiros, essa solução ainda é um grande desafio para muitos bancos por uma série de questões que envolvem o seu funcionamento. Confira quais são elas!

Usabilidade das aplicações mobile

Não basta apenas oferecer mobile banking e internet banking para os clientes, um dos grandes desafios é garantir uma boa usabilidade das aplicações móveis, já que as transações precisam ser seguras, rápidas e práticas, tornando as operações simplificadas.  

Por isso, uma das principais preocupações é garantir que a experiência do usuário, de fato, seja satisfatória nos mais diferentes aspectos. 

Segurança contra ataques cibernéticos

Outra questão que gera muito cuidado está relacionada à segurança da informação tanto para o consumidor que acessa a conta pelo dispositivo móvel quanto para as instituições bancárias. 

Por ser tudo feito de maneira online, os sistemas são mais suscetíveis às invasões. Mas não precisa se preocupar, pois esse é um dos setores que possuem mais investimentos das instituições, tornando as transações cada vez mais seguras. 

Oferecer um canal transacional

Mesmo sendo um dos canais mais usados para as transações, um dos grandes desafios dos bancos é para capitalizar mais através da internet, tornando o mobile banking um canal cada vez mais rentável. 

Com a mudança dos hábitos dos consumidores, os bancos estão oferecendo cada vez mais novos produtos e serviços para estimular suas vendas e aumentar seu faturamento. 

Afinal, as transações bancárias pelo celular são seguras?

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A resposta é sim. Com os avanços tecnológicos, as transações financeiras estão cada vez mais seguros, visto que as fintechs e os bancos tradicionais têm investido alto em tecnologia da informação, diminuindo de maneira significativa as invasões aos sistemas. 

Sem contar que essas empresas financeiras são regulamentadas pelo Banco Central, que garantem ainda mais segurança às transações. 

Mobile banking: como oferecer essa solução para seus clientes 

Se agora que você já sabe o que é mobile banking e todas as vantagens de adotar essa solução para os seus clientes, saiba que, hoje em dia, há muitas empresas financeiras, como a Ewally, que oferecem praticidade, segurança e o acesso aos melhores serviços. 

A Ewally cria soluções financeiras de alta qualidade e customizadas para atender aos mais diversos modelos de negócios. 

Nossa empresa oferece uma conta digital sem anuidade completa, onde seus clientes podem pagar boletos, transferir, sacar, consultar extrato, além  de ter acesso às mais diversas modalidades de cartão, como crédito, débito, internacional e cartão corporativo

Conclusão

Oferece aos seus clientes o mobile banking é agregar ainda mais valor aos seus serviços e possibilitar que as transações financeiras sejam feitas de uma forma muito mais ágil e sem complicações. 

Mas se você quer oferecer as melhores soluções aos seus clientes, certifique-se de contar com uma empresa financeira que garanta segurança e os recursos mais avançados. 

Na hora de escolher o seu parceiro, fale com a Ewally, pois você terá acesso às soluções mais vantajosas para o seu modelo de negócio. 

Além de cartão de crédito, débito, pré-pago, internacional e corporativo, a Ewally oferece soluções completas para a sua empresa. 

Aqui você tem acesso às soluções de Banking as a Service, APIs para todos os serviços financeiros, emissão de cartão, conta digital PJ, cartão corporativo, crédito, débito, pré-pago, internacional e corporativo e muito mais. 

Vale lembrar que nossos produtos e serviços são modulares e customizáveis para que você possa escolher o formato que atende às suas necessidades. 

Venha conhecer tudo que a Ewally pode fazer para o seu negócio. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e produtos. 

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