Com uma quantidade expressiva de operações bancárias realizadas pela internet, a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) é uma organização que surgiu para controlar o volume de transações e garantir o bom funcionamento dos processos bancários.
E no meio de tantos agentes envolvidos nesses processos é importante para todas as empresas que atuam no mercado de pagamento entender quem são, para que servem e como funcionam entidades, como a CIP bancos. Vem com a gente!
CIP: O Que É a Câmara Interbancária de Pagamentos?
Em um universo cada vez mais digital onde as transações de pagamentos acontecem em grande escala, saber o que significa CIP te ajudará a entender melhor como são feitas as operações bancárias, quem são os agentes envolvidos e como elas funcionam.
Criada em 2001, a Câmara Interbancária de Pagamentos é uma associação civil sem fins lucrativos, que integra o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), associada ao Bacen (Banco Central do Brasil).
Para Que Serve a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP)?
A Câmara Interbancária de Pagamentos faz o processamento das transferências de valores e pagamentos, evitando que ocorram fraudes nas operações, permitindo que elas aconteçam com segurança e eficácia.
Para quem se pergunta para que serve o CIP bancos, saiba que ele é usado para fazer a gestão das operações de boletos bancários, cartão de crédito e débito, processamento de transferência de fundos, controle de financiamento e registro de contratos de crédito.
Essa entidade auxilia no fornecimento de ferramentas e soluções para o pleno funcionamento das organizações, como cartórios, consórcios, bandeiras de cartão, credenciadoras e cooperativas de crédito, entre outros.