Como transferir pelo PIX: passo a passo dos principais bancos

Como transferir pelo PIX: passo a passo dos principais bancos

Índice

O novo meio de pagamento lançado pelo Banco Central está fazendo o maior sucesso, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas de como transferir pelo pix e garantir uma transação segura. 

A verdade é que não há segredo para fazer essa operação, sendo que ela pode ser feita diretamente no aplicativo da instituição bancária ou da sua conta digital de maneira rápida, simples e em poucos segundos.

Aliás, desde que foi lançado em dezembro de 2020, o pix  já contabiliza mais de 133 milhões de chaves cadastradas. De acordo com dados do Banco Central, desse total de chaves, 128.102.487 são chaves de pessoas físicas e 5.775.470 de pessoas jurídicas.

Inclusive, ainda segundo dados do BC,  mais de 286 milhões de operações foram realizadas por meio do PIX em 2021, sendo que oito a cada 10 transferências realizadas pelo PIX ainda são feitas de pessoa para pessoa (P2P).

Para te ajudar a entender de maneira prática como fazer essa operação, elaboramos um passo a passo do procedimento nos principais bancos do Brasil. Vem com a gente e aprenda de uma vez por todas como fazer essa operação.

O que é PIX?

Antes de compreender como transferir usando o pix, vamos entender um pouco sobre do que se trata esse novo jeito de pagar e receber dinheiro.

Saiba que o pix é um meio de pagamento instantâneo lançado em dezembro pelo Banco Central com o objetivo de desburocratizar o acesso aos serviços bancários e também estimular a concorrência e fomentar a competitividade entre as instituições financeiras.

Somado a isso, uma das principais propostas do pix é oferecer mais uma opção de pagamento ao lado de operações, como TED e DOC, que já são usados nas transações, mas com restrições de dias, horários, além da cobrança de tarifas.

A partir dessa nova opção de transferência, pessoas físicas e empresas podem fazer pagamento ou receber valores em menos de 10 segundos, usando apenas o aplicativo disponibilizado pelo banco ou conta digital.

A vantagem é que para pessoas físicas essas transações são totalmente gratuitas, já para as empresas, a cobrança de tarifa é opcional por parte dos bancos que, inclusive, podem oferecer a gratuidade.

Mas saiba que, por determinação do Bacen, nesses casos, os valores das tarifas precisam ser mais baratas do que outras formas de transferência.

Além disso, diferente do TED e DOC que compensa apenas os valores transferidos nos dias úteis, com o pix as transações podem ser feitas 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo finais de semana e feriados.

Como transferir pelo PIX pelos principais bancos [PASSO A PASSO]:

inline_352_https://www.ewally.com.br/wp-content/uploads/2021/08/como-transferir-por-pix-5.jpg

Share this post

Posts relacionados