Todo mudo tem um sistema operacional de smartphone favorito. Mas qual deles é o melhor do mercado para quem se preocupa com sua segurança digital? Android ou iOS?
Para ajudar você a entender como escolher um sistema alinhado com suas demandas, preparamos o texto a seguir. Continue a leitura e veja como iOS e Android lidam com sua segurança atualmente!
Como é feita a gestão da segurança de dados no iOS?
O iOS é conhecido pelas suas opções de privacidade e proteção de dados. Os usuários têm um conjunto de recursos que podem ser utilizados para evitar riscos e gerar maior controle sobre o uso de seus dados. Entre os recursos disponíveis, é possível apontar como os principais:
- Um rígido controle para a publicação de aplicativos na loja oficial;
- Elevado controle sobre o uso de sensores e informações dos usuários para os aplicativos em todas as versões;
- Política de suporte a updates centralizada e de longo prazo;
- Instalação de aplicativos centralizada na App Store.
Como é feita a gestão da segurança de dados no Android?
Criado pelo Google, o Android é o sistema mais popular do planeta. Seu maior problema na área de segurança digital está na política de updates: como ela depende do fabricante, nem sempre há como ter acesso a um aparelho que será atualizado por um prazo semelhante ao do iPhone.
Nas últimas versões, o Google tem liberado mecanismos para garantir que os usuários tenham acesso a atualizações de segurança por longos períodos. Isso permite que bugs e vulnerabilidades conhecidas sejam corrigidos diretamente pela empresa, sem a interferência do fabricante.
Além disso, a companhia desenvolveu novos recursos, que melhoram o controle do uso de dados para todos os usuários. Entre os mais importantes, podem ser destacados:
- Maior controle sobre o uso do GPS em segundo plano a partir da versão 10;
- Avisos de segurança para usuários que acessam páginas inseguras;
- Criptografia do sistema de armazenamento;
- Impossibilidade de instalar aplicativos de lojas externas automaticamente.
O que fazer para tornar o sistema operacional do meu smartphone mais seguro?
Existem algumas práticas simples que podem tornar seu aparelho mais seguro e confiável. Elas conseguem evitar ataques e reduzir as chances de um vazamento ocorrer. Assim, independentemente do seu aparelho, você pode manter-se conectado sempre.
Entre os passos que podem ser adotados, indicamos:
- Sempre atualizar aplicativos e o sistema operacional;
- Evitar utilizar o Wi-Fi em redes públicas;
- Adotar uma VPN confiável;
- Não realizar a instalação de aplicativos desconhecidos e fora da loja oficial do seu sistema;
- Configure as opções de uso de dados e localização em segundo plano para os mecanismos mais adequados à sua rotina;
- Adote um bloqueador de anúncios.
Essas medidas ajudam você a utilizar aplicações como as financeiras do seu sistema operacional com mais segurança e confiabilidade. Mas suas rotinas diárias também devem ser feitas com cuidado. A transferência de dinheiro, as recargas online e pagamentos, por exemplo, podem contar com o apoio de um bom aplicativo como o Ewally, que permite a você fazer operações financeiras sem riscos.
Que cuidados de segurança digital você utiliza no seu dia a dia? Compartilhe conosco, deixando um comentário aqui embaixo!