Na hora de fazer pagamentos, muitas pessoas ficam confusas sobre transferência TED e DOC. Mesmo com a popularização do pix, saiba que esse meio de pagamento ainda é muito usado no Brasil.
Quer saber quais as diferenças entre esses tipos de transferências, como funcionam, taxas praticadas e detalhes importantes sobre as operações? Vem com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre transferência TED e DOC.
O Que É Transferência TED?
TED significa “Transferência Eletrônica Disponível”, criada pelo Banco Central do Brasil, em 2002. Nesse meio de pagamento, a efetivação da transação é finalizada no mesmo dia da operação, ideal para quem precisa que o dinheiro caia de forma mais rápida na conta. No entanto, vale lembrar que a transferência TED cai no mesmo dia se o valor for creditado ao destinatário até às 17h. Porém, se a transação passar das 17h, o valor será creditado na conta do beneficiário no próximo dia útil.Vale ressaltar que, desde 2016, o Banco Central retirou essa exigência de valor mínimo para esse tipo de transação.
O Que É DOC?
DOC é a abreviação para “Documento de Ordem de Crédito”. Assim como o TED, essa operação não exige valor mínimo, mas possui quantia máxima que pode ser enviada, que é de R$ 4.999,99.Sendo assim, qualquer valor acima disso deve ser feito por meio da “Transferência Eletrônica Disponível” ou do pix.Lembrando que a operação DOC é efetivada no próximo dia útil da transação, desde que seja realizada até às 22h. Nesta versão de transferência, o valor é creditado no próximo dia útil.